segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Coolhunter!



Essa semana resolvi escrever sobre o novo profissional que vêm surgindo na área da moda, e um dos motivos por eu estar estudando na Europa, o cool hunter. O termo é uma junção de duas palavras em inglês: cool que significa legal (o que estará na moda, tendências) e hunter que significa caçador. O caçador de tendências é aquele que identifica, através de pesquisas sociológicas, possíveis futuros padrões de comportamento no que se diz respeito a produtos e consumo.
Para isso o profissional dessa área precisa estar bastante atento a tudo que acontece no mundo. Ele precisa saber identificar tipos de comportamentos que estão começando a acontecer no presente e que possivelmente ganharão uma força maior num futuro próximo. Ler muito, assistir aos noticiários, ser curioso e intuitivo são os requisitos básicos para quem quer se tornar um cool hunter.
A origem do cool e das tendências que certamente serão usadas nas ruas pela grande massa surgem dentro do universo dos jovens. Eles se tornam os lançadores, e muitas vezes, os ditadores de moda. Não só as modas de vestuário, como também, as modas eletrônicas, musicais, artísticas, etc.
Na prática, o cool hunter se infiltrará (como um espião trabalhando para o serviço secreto) num determinado público-alvo. A partir daí ele irá registrar quais os gostos desses jovens, em que lugares eles costumam andar, quais seus desejos, quais suas necessidades entre outras coisas. Após criar o perfil psicológico desse determinado grupo, o caçador de tendências saberá se o produto que uma determinada empresa está disposta a lançar irá atingir o público estudado. Ele também poderá informar às empresas como atingir o seu público-alvo, qual a melhor forma de despertar o desejo do grupo e qual a melhor forma de atingi-lo.
O mercado para essa nova área profissional está em formação no Brasil, pois até pouco tempo as empresas recorriam às agências de publicidade e marketing para essa função. Ainda não existem cursos de formação para este novo perfil profissional no país, já na Europa a realidade é diferente, por lá podemos encontrar agências e cursos especializados para formar os caçadores de tendências. Porém quem se interessou e pretende seguir essa carreira, os futuros caçadores devem estar cientes que a profissão exige muito estudo, esforço e comprometimento.

Nenhum comentário: